quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO FAMILIAR





MOMENTO SAÚDE






      Planejamento familiar representa um marco na independência feminina. A possibilidade de planejar o número de filhos desejados, bem como o tempo certo para tê-los fez com que a mulher pudesse aprimorar- se no mercado de trabalho e conseguir sua independência financeira. Hoje existem diversos métodos anticoncepcionais, para todo tipo de mulher; procure seu médico e juntos decidam qual o melhor para você.

      Hoje irei falar sobre os anticoncepcionais hormonais, que são os métodos que atuam no sistema hormonal.



PÍLULA ORAL COMBINADA- é uma combinação de estrógeno e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher. São usadas atualmente por mais de 100 milhões de mulheres no mundo todo. Atuam inibindo a ovulação, bem como espessado o muco do colo do útero (o que torna uma barreira a passagem dos espermatozóides). Pode ter como efeitos adversos:


  • Alterações do humor e comportamento.
  • Subida da pressão arterial.
  • Aumento do hormônio tireoidiano.
  • Aumentam o colesterol e os outros lipídios moderadamente.
  • Maior pigmentação cutânea (escurecimento da pele).
  • Aumento de peso.
  • Retenção de líquidos.
  • Redução da libido.


  • Raramente:

  • Depressão
  • Tromboses e embolia
  • Infarto do miocárdio
  • AVC
  • Perda de cabelo
  • Eritema


Nota- a maioria desses efeitos já diminuiram bastante com as pílulas mais modernas com dosagens cada vez menores de hormônios.




Como tomar


       Deve ser tomada todos os dias durante 21 dias seguidos por mês, sempre à mesma hora (para a maioria das pílulas o atraso é de 12 horas).

·         Embalagens de 21 comprimidos
Toma-se todos os dias sem parar, interrompe-se 7 dias, inicia-se nova embalagem no 8º dia.
·         Embalagens de 28 comprimidos
Tomar sem parar.

Em que dia se deve começar a tomar a pílula?
Se:
Quando?
Nunca tomou
1º dia da menstruação
Está tomando a embalagem de 21 comprimidos
Interrompe-se 7 dias e começa-se nova emb.
Esta tomando a embalagem de 28 comprimidos
Começa-se após o 28º dia da pílula.



CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA-  “PÍLULA DO DIA SEGUINTE”
      Esta pílula é inibidora da ovulação, sendo atualmente impossível afirmar de forma ciêntifica, se é também inibidora da fecundação e/ou da implantação. Só deve ser usada em situações especiais ( rompimento do preservativo, estupro, esquecimento da pílula) e não deve ser utilizada de rotina pois sua eficácia diminui se usada mais de uma vez no mesmo ciclo.




Como tomar

   Deve ser administrada logo após a relação desprotegida. Hoje existem no mercado a pílula com dois comprimidos ( tomar o primeiro e o outro com 12 horas depois) e com um só comprimido facilitando a administração.




ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL

   INJETÁVEL MENSAL- É uma injeção intramuscular de hormônios semelhantes aos produzidos pelo ovário feminino, aplicada a cada 30 dias. Evita a gravidez, impedindo a ovulação. A primeira aplicação deverá ocorrer entre o 1º e o 5º dia do ciclo menstrual e as demais em 30 dias após a 1ª aplicação, independente da menstruação, com uma margem de segurança de 3 dias antes ou depois.

Vantagens: É um método hormonal seguro, pois o risco de esquecimento é menor. Protege a mulher de uma gravidez não desejada logo após a primeira aplicação e permite engravidar após alguns meses de interrupção do método. Os hormônios injetáveis possuem baixa incidência de efeitos colaterais, como aumento de peso, náuseas ou vômitos. Previnem o câncer do endométrio e dos ovários e reduzem os riscos de miomas.
Desvantagens: Podem alterar o ciclo menstrual.



   INJETÁVEL TRIMESTRAL - É uma injeção intramuscular, aplicada a cada 90 dias. Evita a gravidez, impedindo a ovulação. A primeira aplicação deverá ocorrer entre o 1º e o 5º dia do ciclo menstrual e as demais em 90 dias após a 1ª aplicação. Vantagens: É um método hormonal seguro, pois o risco de esquecimento é menor.







EVRA- ADESIVO TRANSDÉRMICO


      O adesivo anticoncepcional transdérmico é mais uma modalidade de anticoncepcional hormonal reversível de alta eficácia à disposição da mulher. Como a pílula anticoncepcional, ele contém dois hormônios (estrogênio e progestogênio) que são absorvidos através da pele de maneira eficiente e prática.
EVRA é o primeiro e único adesivo anticoncepcional transdérmico disponível para uso clínico. Produzido por Janssen-Cilag Farmacêutica, ele é fino, do tipo matricial (dispensa reservatório para os hormônios) e tem uma superfície de contato de 20cm2 de área. EVRA é composto por três camadas: uma camada externa de revestimento flexível que confere o suporte estrutural e protege a camada intermediária; uma camada adesiva intermediária que contém os hormônios etinil-estradiol (EE) e norelgestromina (NGMN), e uma terceira camada, transparente, que protege a camada adesiva e é retirada pouco antes da aplicação.
     Cada adesivo contém 0,60mg de EE e 6,00mg de NGMN e libera na circulação sanguínea 20 e 150mcg do respectivo hormônio a cada 24 horas.


   
       Pelo fato de serem absorvidos através da pele e não passarem pelo fígado antes de exercer sua ação, ao contrário do que ocorre com a administração de hormônios pela boca, a via transdérmica tem a vantagem de não sobrecarregar o fígado e de precisar, por isso, doses totais significativamente menores de hormônios para manter os níveis hormonais necessários para garantir o efeito anticoncepcional de alta eficácia. O adesivo é um quadrado de cantos arredondados com, aproximadamente, 4,5x4,5cm, muito fino e de um poliéster transparente, flexível, muito resistente e impermeável, que impede que a umidade e impurezas interfiram com os hormônios e sua absorção. O EE é o estrogênio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais e a NGMN é o metabólito ativo do norgestimato, um progestagênio moderno e sem ação androgênica. Ambos são esteróides sintéticos de comprovada atividade farmacológica. A NGMN, além de já testada como anticoncepcional, pelas suas características é também empregada no tratamento de reposição hormonal em mulheres no climatério.



IMPLANTE SUBDÉRMICO-IMPLANON



     É um método contraceptivo revolucionário. Um implante subdérmico da Organon que oferece até 3 anos de contracepção.
     Implanon é inserido debaixo da pele, na região do braço. Durante 3 anos, o implante vai liberar diariamente na corrente sanguínea as doses necessárias de hormônio para inibir a ovulação, evitando, assim a gravidez.
     É o método mais indicado para mulheres que buscam um contraceptivo fácil de usar e não desejam engravidar tão cedo, para planejar com segurança os intervalos entre os nascimentos dos filhos. 

     Assim como sua aplicação, a remoção de Implanon é feita de forma simples e rápida. Em poucos dias sua fertilidade estará restabelecida.As vantagens de usar Implanon -além de ser um método extremamente eficaz, você se sente muito mais livre, não precisando mais lembrar a hora de tomar sua pílula. Uma vez inserido, Implanon protege contra gravidez durante 3 anos.
     Com Implanon, a menstruação tende a diminuir, sendo que
, em 40% das usuárias foi observada a amenorréia (ausência de menstruação). A TPM tende a apresentar uma importante redução.
     Implanon apresenta a melhor eficácia, comparado aos demais métodos contraceptivos. Nos estudos com Implanon, nenhum caso de gravidez foi registrado.
     Tem a mais baixa dose de hormônio e não possui estrogênio, responsável muitas vezes por náuseas e enjôos. Este método já foi testado e aprovado por mulheres do mundo inteiro, pelo baixo potencial de efeitos colaterais.



Como é colocado:
     Depois de se decidir por este método de contracepção, a inserção é feita em apenas alguns minutos pelo seu próprio médico no consultório. Através de um aplicador, Implanon é colocado na face interna do braço escolhido, cerca de 6 a 8cm acima da dobra do cotovelo, com anestesia local. O implante é invisível e não provoca incômodos, proporcionando proteção contra gravidez durante 3 anos.Mesmo sendo um implante de longa duração você tem total liberdade para solicitar a remoção de Implanon a qualquer momento. A remoção também é feita rapidamente no consultório pelo seu médico.





NUVARING



  Nuvaring é um anel anticoncepcional vaginal usado para impedir a gravidez. Cada anel contém uma pequena quantidade de dois hormônios sexuais femininos- etonogestrel e etinilestradiol. O anel libera esses hormônios lentamente na circulação sanguínea. É indicado para mulheres que apresentam distúrbios gástricos ou hepáticos e para as esquecidas; é um método cuja liberação de hormônio é gradual e contínua, além de possuir absorção intravaginal. O Nuvaring, anel plástico acomodado no canal vaginal, mantém-se ativo durante três a quatro semanas. O único senão: precisa ser substituído mensalmente, entre o 1º e o 5º dia da menstruação. Tão eficaz teoricamente quanto a pílula, o Nuvaring é indicado sobretudo no caso de mulheres que apresentam distúrbios gástricos ou hepáticos, além daquelas que costumam esquecer de tomar a pílula. O anel, bastante flexível, não traz qualquer incômodo à paciente ou ao parceiro e pode ser trocado em casa, sem a ajuda do ginecologista.










Dados:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracep%C3%A7%C3%A3o_hormonal



http://www.cyclofemina.com.br/principal.htm





http://www.mundomulher.com.br/?pg=25&sec=4&sub=61&idtexto=4207&keys=Implanon


http://www.phar-mecum.com.br/atual_jornal.cfm?jor_id=245



Nenhum comentário:

Postar um comentário