domingo, 14 de agosto de 2011

SÍNDROME DE MENDELSON






MOMENTO SAÚDE










Hoje vou falar um pouco da Síndrome De Mendelson, que é uma lesão no pulmão e foi responsável pela morte do meu sogro.
 
Domício Alves de Oliveira ( *05.04.1923 + 12.08.2011)






DEFINIÇÃO

   A síndrome de Mendelson é uma pneumonite, que se refere a uma lesão pulmonar aguda causada ao se aspirar substâncias tóxicas pelas vias aéreas, associada a aspiração de ácido gástrico.
A lesão no pulmão ocorre primeiro a uma ou duas horas após a aspiração afetando o alvéolo-capilar e um segundo pico ocorre quatro a seis horas após aspiração com achados de inflamação aguda.
PARA QUEM DESEJA MAIS INFORMAÇÕES:
      
            O principal mecanismo fisiopatológico envolvido na síndrome de Mendelson é a lesão pulmonar aguda por ácido e partículas de material gástrico, sem processo infeccioso concomitante. A magnitude do acometimento é diretamente relacionada ao pH e ao volume do conteúdo aspirado.
     Acredita-se que sejam necessários pH menor que 2,5 e quantidade maior que 0,3 ml/kg (20–25 ml em adultos).
     A agressão pulmonar é bifásica: primeiro pico (uma a duas horas após aspiração), resultado do efeito cáustico direto na interface alvéolocapilar. Posteriormente, ocorre o segundo
pico (quatro a seis horas), associado a infiltrado de neutrófilos no alvéolo e interstício pulmonar, com achados histológicos
característicos de inflamação aguda. Em 48 horas pode haver a formação de membrana hialina. Estudos bacteriológicos mostram material inicialmente estéril, mas podendo haver a possibilidade de infecção bacteriana subseqüente.
     O principal fator predisponente para a aspiração é a depressão do nível de consciência. A doença pode acometer qualquer idade, sendo mais comum em pacientes jovens.
     O quadro clínico varia desde paciente assintomático até quadro de dispnéia grave com início abrupto.
     O diagnóstico é presuntivo e baseado em achados clínicos e no curso da doença. São comuns tosse não produtiva, dispnéia, taquipnéia,broncoespasmo, crepitações difusas, edema pulmonar, hipoxemia, hipotensão e cianose após duas a cinco horas da aspiração.
     A principal abordagem terapêutica é o suporte ventilatório, com o uso de O2 suplementar, medidas de manutenção de
vias aéreas, e nos casos mais graves medidas usuais para o tratamento da insuficiência respiratória aguda.
     
foto-sindrome-de-mendelson-02








foto-sindrome-de-mendelson-01






foto-sindrome-de-mendelson-06








www.scielo.br



http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-de-mendelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário